TRATAMENTO DE GÁS SF6
O SF6 é um gás artificial vastamente utilizado em equipamentos elétricos de alta tensão, não reage com outras substâncias à temperatura ambiente, é incolor, inodoro, incombustível e quimicamente estável. Desta forma, o SF6 é um excelente isolante elétrico e pode efetivamente extinguir um arco elétrico. Se tornando muito popular e sendo muito utilizado em diversos dispositivos elétricos de média e alta tensão, principalmente em dispositivos comutadores de alta tensão e nas subestações isoladas a gás, como isolante e como meio de resfriamento em transformadores de potência e como isolante e agente extintor em interruptores de alta e média tensão.
Por que usar o SF6? Possui uma condutividade térmica muito alta, portanto, dissipa o calor muito melhor do que o ar ou outros gases. Além disso, o equipamento isolado com SF6 tem menor ruído operacional, não emite gases quentes, requer relativamente pouca manutenção e proporciona economia de espaço.
Apesar de todos os benefícios e facilidades, existe um risco devido a sua densidade, por ser seis vezes mais denso que o oxigênio, um acúmulo em ambiente fechado pode gerar sufocamento. E não deve ser liberado na atmosfera pois é extremamente prejudicial à camada de ozônio.
Com isso em vista, para o tratamento, o gás é manuseado em equipamentos especiais para isto, fazendo com que circule através de bombas e compressores, conduzindo o SF6 por filtros de umidade e filtros de partículas. Sendo assim, o grupo W-Service oferece o tratamento do gás SF6, com equipe qualificada, garantindo o funcionamento devido, evitando diversos problemas como citados, além de impedir danos de ignição e corrosão ao equipamento em questão.
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE TRATAMENTO DE GÁS SF6.
Por que fazer o Tratamento do Gás SF6?
Esse gás é o que realiza o isolamento e arrefecimento de arcos elétricos a falta do tratamento pode causar danos e corrosão ao equipamento em questão.
Qual a função principal do Gás SF6?
O Gás SF6 é usado em especial em subestações isoladas a gás. Tem a função de isolar e resfriar, dependendo do equipamento em que é utilizado.
Qual é o diferencial do Gás SF6?
Se trata de um Gás seis vezes mais pesado que o ar, não há um perigo iminente em inalá-lo, porém se houver um acúmulo do SF6 existe um risco de falta de oxigênio, o que pode causar sufocamento. O Gás SF6 não deve ser liberado na atmosfera, ele é muitas vezes mais prejudicial à camada de ozônio que o CO2.
Faça uma cotação
Quando fazer o Tratamento de Gás SF6?
- Urgentemente quando averiguadas irregularidades.
- Sempre manter como imprescindível em manutenções preditivas.