RELÉS
A parametrização de relés tem o objetivo de inserir adequadamente os ajustes de proteção definidos com base no estudo de seletividade e definição dos parâmetros dos relés.
A inserção desses parâmetros de proteção pode ser realizada de duas formas: via frontal do relé, inserindo manualmente ou através de softwares específicos desenvolvidos pelos seus respectivos fabricantes com cabos específicos também fornecidos pelos fabricantes.
Executamos a parametrização de relés nos mais variados tipos e fabricantes como: ABB, Siemens, GE (General Electric), AREVA, Allen Bradley, Schneider Electric, SEG, VAMP, Beckwith, SEL (Schweitzer) entre outros.
Um detalhe importante é que somente a parametrização dos relés não dá garantia de uma operação correta dos dispositivos de proteção. Com isso, recomenda-se realizar os testes e calibração dos relés com uma fonte de corrente e/ou tensão nos dispositivos de proteção.
Somente com esse conjunto é possível verificar se os dispositivos de proteção estão atuando conforme o estudo de seletividade.
PORQUE CALIBRAR O RELÉS DAS SUBSTAÇÕES?
- Atestar atuação correta do equipamento;
- Avaliar os parâmetros necessários;
- Manter-se parametrizado seguindo o estudo de seletividade e Coordenação das proteções da subestação;
- Verificar se funcionamento segue especificação do fabricante.
PERGUNTAS FREQUENTES
SOBRE RELÉS
O que é um relé?
Um dispositivo responsável pelo gerenciamento do fluxo da corrente elétrica, abrindo-a e fechando-a quando necessário.
Quais são os tipos de relés?
Os de primeira geração (também chamados de relés eletromecânicos), de segunda geração (também chamados de relés de estado sólido) e os de terceira geração (também chamados de relés digitais).
Posso fazer somente a parametrização dos relés?
Não é o indicado. Somente o conjunto da parametrização + testes e calibração dos relés atestam a atuação correta em relação ao estudo de seletividade.