rele_003

A parametrização de relés tem o objetivo de inserir adequadamente os ajustes de proteção definidos com base no estudo de seletividade e definição dos parâmetros dos relés.

A inserção desses parâmetros de proteção pode ser realizada de duas formas: via frontal do relé, inserindo manualmente ou através de softwares específicos desenvolvidos pelos seus respectivos fabricantes com cabos específicos também fornecidos pelos fabricantes.

rele_002
rele_004

Executamos a parametrização de relés nos mais variados tipos e fabricantes como: ABB, Siemens, GE (General Electric), AREVA, Allen Bradley, Schneider Electric, SEG, VAMP, Beckwith, SEL (Schweitzer) entre outros.

Um detalhe importante é que somente a parametrização dos relés não dá garantia de uma operação correta dos dispositivos de proteção. Com isso, recomenda-se realizar os testes e calibração dos relés com uma fonte de corrente e/ou tensão nos dispositivos de proteção.
Somente com esse conjunto é possível verificar se os dispositivos de proteção estão atuando conforme o estudo de seletividade.

rele_005